Laboratório do Crescimento e Desenvolvimento da Unicamp realiza avaliação de atletas do CBC

photo-4

Avaliadores e atletas no CIPED.

Nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2017 os profissionais do Laboratório de Crescimento e Desenvolvimento (LabCreD), do Centro de Investigação em Pediatria (CIPED) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), receberam para avaliações 46 jogadores de basquetebol das categorias de base do Campinas Basquete Clube (CBC). Além de atletas do CBC, que disputarão os campeonatos da Federação Paulista de Basketball (FPB) nas categorias Sub 16, Sub 17, Sub 19 e Sub 22, compareceram alguns jogadores mais jovens do Clube Campineiro de Regatas e Natação (CCRN) e Sociedade Hípica de Capinas (SHC).

Os atletas foram avaliados com medidas de peso, estatura, estatura sentada, pregas cutâneas (tríceps, subescapular, axilar média, abdome, supra-ilíaca, coxa e panturrilha), circunferências (braço e perna), diâmetros (úmero e fêmur), além de análise da composição corporal por bioimpedância elétrica tetrapolar e densitometria óssea de corpo inteiro, e avaliação de massa óssea da coluna e do fêmur também por densitometria óssea, e força de ambas as mãos por dinamometria. O Prof. Dr. Gil Guerra-Júnior, Professor Titular do Departamento de Pediatria da FCM – UNICAMP e coordenador do LabCreD avaliou clinicamente o estadiamento puberal e o exame radiográfico simples de idade óssea dos atletas que levaram o exame.

As avaliações foram organizadas pelo Prof. Dr. Anderson Marques de Moraes, que é Professor da Faculdade de Educação Física (FAEFI) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, membro do Grupo de Pesquisa do LabCreD e Coordenador de Esportes de Rendimento da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) da Prefeitura Municipal de Campinas. O projeto do CBC é um dos apoiados pelo Fundo de Investimento Esportivo (FIEC) da Prefeitura Municipal de Campinas.

As avaliações contaram com a participação de vários alunos de pós graduação da Unicamp Camila Justino de Oliveira Barbeta, Mauro Alexandre Páscoa e Vaneza Lira) e da FAEFI da PUC Campinas (Adriano Barcellos Rodrigues, Guilherme Da Silva Moraes, Iohanna Mirna Cavalcanti Rodrigues Pita, João Eduardo Pereira Da Silva Junior, Matheus Henrique Vigarani Rodrigues e Tamires Da Silva Gatti).

No início da temporada de 2016 os atletas também passaram por essa avaliação no LabCreDLaboratório da Unicamp faz avaliação padrão internacional de 95 atletas do CBC

A Diretoria do CBC agrade aos profissionais que participaram das avaliações na Unicamp, aos treinadores que organizaram as escalas dos jogadores e aos pais que ajudaram no transporte dos atletas.

photo-1

Atletas do Sub 17 CBC/SHC.

photo-2

photo-3

photo-5

 

Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Laboratório do Crescimento e Desenvolvimento da Unicamp realiza avaliação de atletas do CBC

  1. Pingback: Atleta do CBC participa de reportagem da EPTV | Campinas Basquete

  2. Pingback: Atletas do CBC são avaliados em Laboratório da FCM – Unicamp | Campinas Basquete

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s